Problemas com a Coordenação e Direção

Problemas com a Coordenação e DireçãoHoje, tratarei de algo delicado que é a relação entre Professores e Gestores.  Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:

– Qual é o maior problema que você enfrenta com a Coordenação/Direção da Escola ?

Os Professores responderam:

  1.  muita burocracia (relatórios/fichas) para preencher…………. ……. 48 %
  2.  falta de orientação pedagógica………………………………………..  27,10 %
  3.  falta de regras claras dos objetivos e resultados do trabalho…….  17,4 %
  4.  nenhum problema com a Direção ou Coordenação……………….    7,5 %

 

Muita burocracia com relatórios, fichas, etc para preencher

É um fato que o Gestor (Coordenador e Diretor) precisa medir a eficácia dos resultados atingidos, e isso só é possível com o levantamento de dados do processo de aprendizagem por meio de Relatórios, Fichas, Questionários, etc.  É uma verdade também que  se estas solicitações forem desordenadas e aleatórias, tomarão um tempo precioso do Professor, que ficará enredado em uma armadilha sem fim de papéis.

Sugestão para os Gestores:

Faça um levantamento de todas as Fichas, Relatórios, Questionários e outros documentos que os Professores estão preenchendo atualmente.  Analise-os e verifique quais documentos  podem ser agrupados em um só. O ideal é que bimestralmente o Professor tenha que preencher pelo menos o Diário de Classe, Boletim de Notas e Relatório de Desenvolvimento . No início do ano é oportuno elaborar uma Ficha de Sondagem onde serão levantadas as dificuldades dos alunos, onde o Gestor , bem como o Professor poderão realizar o monitoramento do trabalho ao longo do ano na mesma ficha.

Falta de Orientação Pedagógica:

Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.

Sugestão para os Gestores:

As pessoas precisam de suporte, apoio, motivação, incentivo e treinamento. Por isso elabore dois tipos de Reunião: Coletiva e Individual. Na Reunião Coletiva discutam novas ferramentas e estratégias para melhorar : comportamento do aluno, indisciplina, rendimento do aprendizado, gerenciamento da sala de aula. Na Reunião Individual realize o monitoramento de todos esses itens,  para isso o Gestor deverá criar as próprias Fichas de Controle e Acompanhamento de cada Turma.

Falta de Regras claras quanto aos objetivos e resultados do trabalho:

Ao ver dos Professores, como as Reuniões não levam a nada e como os Relatórios só servem para desperdiçar o tempo,  o fato é que acaba não ficando claro para onde todos estão indo. As Regras ficam subentendidas, os objetivos ficam diluídos em um sem número de solicitações diárias, o que acaba gerando com que cada Professor interprete, a seu próprio modo, o que está acontecendo.

Sugestão para os Gestores:

A roda não é para ser reinventada a cada bimestre, basta estabelecer com clareza os objetivos Gerais no Planejamento Anual e a cada bimestre realizar o monitoramento desses objetivos por meio de Fichas e Relatórios previamente elaborados. Como foi sugerido crie a Ficha de Sondagem com as dificuldades dos alunos, assim você terá objetivos bem específicos para atingir com cada Turma. Nas Reuniões Coletivas e Individual, forneça as ferramentas e estratégias para o Professor alcançar essas metas.

Nenhum Problema com a Direção/Coordenação:

Aqui é preciso um alerta. Apesar de alguns Professores terem relatado que não há problema, o fato é que gerir pessoas é um trabalho constante e diário, por isso nunca se descuide de sempre criar um ambiente que possibilite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento de necessidades, pois só assim o que já estava bom, se tornará melhor ainda.

Recursos para o Coordenador:

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

10 Comentários

  • Etiane Abreu

    Concordo c/ Aurelio. O professor e os pais chegam es reuniões cheios de esperanças,que algo novo aconteça e nada.As reuniões são usadas para leitura e discussões de textos.Tudo continua na mesma.Pais e professores continuam frustados. O diretor acha que está abafando. Precisamos agir com profissionalismo.

  • Angélica Luiza Ferreira Santos

    PARTICULARMENTE ACHO ESSAS DICAS DE SUMA IMPORTANCIA, ALÉM DISSO É UM APRENDIZADO NO CONFRONTO COM OUTRAS PESSOAS E AS DICAS PARA MELHORAR O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Luci de Andrade

    Estou tentando entender… o que nunca me foi dito!
    Fui aplicar prova, pela primeira vez,no ensino médio EJA.
    Fiquei abismada, com a cola generalizada.Tentei impedir e fui ameaçada pela turma.
    Deixaram claro, que eu não estava entendendo…Perguntaram se eu era nova na escola? Saí de lá muito mal, por não ter tomado a prova da turma toda!Fui conivente, com o sistema já instalado.Temi pela minha integridade física e da minha família.

  • Cristhiane Guimarães

    Acredito que se fôssemos mais unidos e utilizássemos melhor nosso tempo nas reuniões de Módulo II, que na maioria das vezes é desperdiçado,para utilizar de estratégias de aprendizagem seriamos melhor recompensados em todos os sentidos. Interferiria mais na aprendizagem de nossos alunos e também em nossa auto-estima, pois estaríamos dominando melhor os problemas apresentados na escola.
    Este mini curso, por exemplo, seria uma boa forma de trabalhar estratégias para utilizarmos em sala de aula.
    A gestão deveria pensar melhor neste assunto.

  • Antonio Mário Manicardi Filho

    Apenas um comentário:

    Professor sofre agressão a facadas e morre!

    Interessante que a mídia anuncia o crime assim:

    Professor da notas baixas para o aluno e aluno esfaqueia professor!!!

    Lindo isso, nos é que damos notas baixas?

    Lamentavelmente a sociedade nos vem assim, está na hora de mudar essa história!!!! isso é discriminação da classe, voces não concordão?

  • Analice Silva

    Essas dicas são bem legais e interessantes e irei utizá-las ao máximo no próximo ano em meu trabalho como educadora.

  • Regina Lucia Sampaio

    Suas dicas e comentários tem sido muito importante para ajudar no meu desempenho como professora e coordenadora e o que mais me angustia são os professores e diretores que não possuem problemas pois sabemos que lidar com pessoas requer sensibilidade e gerenciamento de conflitos que em toda sociedade existe.

  • Fátima Lucy

    Para que haja um bom trabalho na escola e inspire credibilidade por aqueles que por lá passam, é imprescindível o diálogo entre os gestores. Aprecio muito suas dicas que são bastante pertinentes….

  • Maria Áurea Ribeiro

    Concordo com “Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.”

    Excelente iniciativa a do blog.Vamos aproveitar o máximo com as dicas. Parabéns!
    Áurea Ribeiro

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *