Problemas com a Coordenação e Direção

Problemas com a Coordenação e DireçãoHoje, tratarei de algo delicado que é a relação entre Professores e Gestores.  Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:

– Qual é o maior problema que você enfrenta com a Coordenação/Direção da Escola ?

Os Professores responderam:

  1.  muita burocracia (relatórios/fichas) para preencher…………. ……. 48 %
  2.  falta de orientação pedagógica………………………………………..  27,10 %
  3.  falta de regras claras dos objetivos e resultados do trabalho…….  17,4 %
  4.  nenhum problema com a Direção ou Coordenação……………….    7,5 %

 

Muita burocracia com relatórios, fichas, etc para preencher

É um fato que o Gestor (Coordenador e Diretor) precisa medir a eficácia dos resultados atingidos, e isso só é possível com o levantamento de dados do processo de aprendizagem por meio de Relatórios, Fichas, Questionários, etc.  É uma verdade também que  se estas solicitações forem desordenadas e aleatórias, tomarão um tempo precioso do Professor, que ficará enredado em uma armadilha sem fim de papéis.

Sugestão para os Gestores:

Faça um levantamento de todas as Fichas, Relatórios, Questionários e outros documentos que os Professores estão preenchendo atualmente.  Analise-os e verifique quais documentos  podem ser agrupados em um só. O ideal é que bimestralmente o Professor tenha que preencher pelo menos o Diário de Classe, Boletim de Notas e Relatório de Desenvolvimento . No início do ano é oportuno elaborar uma Ficha de Sondagem onde serão levantadas as dificuldades dos alunos, onde o Gestor , bem como o Professor poderão realizar o monitoramento do trabalho ao longo do ano na mesma ficha.

Falta de Orientação Pedagógica:

Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.

Sugestão para os Gestores:

As pessoas precisam de suporte, apoio, motivação, incentivo e treinamento. Por isso elabore dois tipos de Reunião: Coletiva e Individual. Na Reunião Coletiva discutam novas ferramentas e estratégias para melhorar : comportamento do aluno, indisciplina, rendimento do aprendizado, gerenciamento da sala de aula. Na Reunião Individual realize o monitoramento de todos esses itens,  para isso o Gestor deverá criar as próprias Fichas de Controle e Acompanhamento de cada Turma.

Falta de Regras claras quanto aos objetivos e resultados do trabalho:

Ao ver dos Professores, como as Reuniões não levam a nada e como os Relatórios só servem para desperdiçar o tempo,  o fato é que acaba não ficando claro para onde todos estão indo. As Regras ficam subentendidas, os objetivos ficam diluídos em um sem número de solicitações diárias, o que acaba gerando com que cada Professor interprete, a seu próprio modo, o que está acontecendo.

Sugestão para os Gestores:

A roda não é para ser reinventada a cada bimestre, basta estabelecer com clareza os objetivos Gerais no Planejamento Anual e a cada bimestre realizar o monitoramento desses objetivos por meio de Fichas e Relatórios previamente elaborados. Como foi sugerido crie a Ficha de Sondagem com as dificuldades dos alunos, assim você terá objetivos bem específicos para atingir com cada Turma. Nas Reuniões Coletivas e Individual, forneça as ferramentas e estratégias para o Professor alcançar essas metas.

Nenhum Problema com a Direção/Coordenação:

Aqui é preciso um alerta. Apesar de alguns Professores terem relatado que não há problema, o fato é que gerir pessoas é um trabalho constante e diário, por isso nunca se descuide de sempre criar um ambiente que possibilite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento de necessidades, pois só assim o que já estava bom, se tornará melhor ainda.

Recursos para o Coordenador:

planejamento escolar

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!