Planejamento Escolar Anual

Planejamento Escolar para quê?

Todos os dias você se pergunta porque quase nada do que foi definido no Planejamento Escolar Anual realizado no inicio do ano, não foi atingido. Você tem a nítida sensação de que o tempo planejando foi mal gasto pois durante todo o ano você ficou “ no pé” de toda Equipe, e quase nada foi alcançado.

Não se sinta a pior das criaturas. Saiba que quando algo não acontece é porque algumas AÇÕES não foram realizadas ou então não foram CONTEMPLADAS no Planejamento Escolar Anual.

 

 

Momento de reflexão:

Eu sei que é duro dizer mas, na hora que contemplamos um problema sempre achamos que a culpa está no outro, em alguns casos está, porém, se analisarmos bem, vamos nos deparar com situações que, se tivéssemos refletido e ponderado sobre os possíveis cenários, seguramente esses problemas teriam sido evitados, ou eles teriam sido antecipados e assim nos possibilitaria ter criado planos de contingência.

Mas o poderia ser feito ou quê ficou faltando fazer  para antecipar os possíveis cenários?

Equipe para quê te quero?

  • – Toda a sua Equipe conhece o que está estabelecido no PPP e o mesmo tem ações definidas para serem realizadas, com prazos e indicadores de monitoramento para todos da Equipe?
  • – No Planejamento Escolar Anual da sua escola você realiza reunião semanal coletiva com sua Equipe? E Tutoria dos Professores que são  novatos e/ou recém formados?
  • – Quais consequências são aplicadas quando a Equipe não cumpre com o especificado no PPP e no Planejamento Escolar Anual ?

Formação Continuada:

  • Quantos Treinamentos/Capacitações  internas foram feitas com a Equipe durante o ano?
  • Qual foi a média de treinamentos externos que cada Professor participou durante o ano?
  • Você tem implantado um Plano de combate ao Absenteísmo? E o seu Planejamento Escolar Anual contempla esta questão ?
  • Há procedimentos claros para treinamento de Professores Novatos, Recém Formados e Substitutos quanto aos procedimentos da Escola?

Aprendizado dos Alunos:

  •  Você tem registros sistematizados dos alunos com dificuldades de aprendizagem bem como Roteiro de intervenções que o Professor adotará durante o ano para esses alunos ? E isto está previsto no seu Planejamento Escolar Anual?
  •  A Escola tem definido procedimentos para o Gerenciamento de Sala de Aula, Rotinas, Consequências ? Ou você não  lembrou de incluir este assunto no Planejamento Escolar Anual ?
  •  Foram definidos objetivos concretos e mensuráveis  para cada Série/Disciplina ?
  •  Qual apoio a Escola disponibiliza para os Professores que atendem alunos de inclusão? Isso com certeza  está no seu Planejamento Escolar Anual não é?

Organização Geral:

  • A Escola dispõe de recursos físicos e materiais em ordem para que os Professores possam utilizar juntamente com os alunos ? (Ex.Salas deAula, Biblioteca, Sala de Video, Pátio, Informática, Quadra, Banheiros, material pedagógico, etc) ?
  • Os Projetos Pedagógicos foram monitorados por meio de Check-List ,Cronogramas de Tarefas e Indicadores de Metas, conforme o seu Planejamento Escolar Anual ?
  •  No Calendário Anual foram contempladas todas as atividades de trabalho pedagógico ?

Olhar para a situação e ver que ela não está correspondendo ao que foi discutido no Planejamento Escolar Anual, nos leva a refletir que apesar das metas terem sido traçadas, as AÇÕES para se chegar lá não foram planejadas e/ou  implementadas adequadamente.

Iniciativa ou Acabativa?

Sempre dizemos que não importa como começa, o importante é como terminamos algo. Muitas vezes temos boas intenções ao iniciar o Planejamento Escolar, e no papel tudo fica lindo e nos enchemos de expectativas de que tudo será diferente do ano anterior, mas logo vem o 2o. bimestre e vemos que estamos fazendo mais do mesmo e de tudo o que foi planejado nada ainda foi implementado.

Como corrigir isso?

Se você iniciou fazendo a “lição de casa”, ou seja levantando dados, traçando metas, criando as ações, você começou bem, porém, sabemos que a escola é um organismo vivo, um ecossistema que está em constante movimento e transformação, assim sendo os alunos que iniciaram o ano, bem como os membros da equipe, começaram com expectativas, e estas mudam ao longo do caminho.

Sendo assim faz-se necessário que o Planejamento contemple estas mudanças. Lembre-se as pessoas não seguirão o planejamento a menos que este contemple seus anseios e ofereça direções para que as expectativas sejam alcançadas.

No entanto se você não iniciou de forma correta, pode corrigir ao longo do caminho. O primeiro passo é responder as perguntas acima, depois analisar as metas e ações traçadas e se perguntar: Estas metas são realistas? as ações são exequíveis?

Então bora ajustar a rota?

E na sua Escola ? O Planejamento Escolar Anual  contemplou tudo o que deveria ? Tudo o que foi planejado foi realizado ? Posso te ajudar a fazer o ajuste na rota. Se quiser minha ajuda clique no link abaixo:

.

 

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira