O Professor e o Tigre

Ser Professor é muito mais que preparar e ministrar aulas. No dia do Professor quero mostrar para você como um Tigre dentro de um barco pode lhe ajudar a criar novas perspectivas.

Não faz muito tempo assisti a um filme chamado As Aventuras de PI, se você ainda não assistiu recomendo que você o faça sem demora, pois vai se surpreender com a mensagem que o mesmo transmite.

Não vou dar uma de estraga prazeres lhe contando o filme, mas apenas para ilustrar e você ter claro onde quero chegar é que, trata-se da estória de um jovem  que sofre um naufrágio e fica a deriva em alto mar preso em um barco com um Tigre !!!!

O jovem apoiou-se em sua fé e perseverou para sobreviver quando as chances eram ínfimas, no entanto quem o ajudou a não perder a fé e a esperança foi justamente o Tigre que a todo instante lembrava ao jovem que desistir não era uma opção, e que se objetivo era lutar pela sobrevivência e encontrar resgate, novos aprendizados deveriam ser buscados.

Todos os dias ao entrar  na sala de aula, o Professor é desafiado a sair da sua  zona de conforto, e literalmente entra no barco onde há um tigre para domar. Não é fácil e não é simples até que você procure compreender o “ Tigre” que está a sua frente e comece a fazer as seguintes perguntas:

Ele está lá para impedir que você realize o seu trabalho , ou para contribuir com que você encontre novos caminhos ?

 Para afrontá-la ou para fazer com que você o compreenda?

Para tornar as coisas mais fáceis para você ou para desafiá-la a fazer melhor ?

PI jamais teria crescido em sua coragem ou desenvolvido sua resiliência se não tivesse passado por uma situação de extremo limite, onde teve de enfrentar seus medos, dúvidas e até desespero.

Em uma  situação improvável ele encontrou coisas que não sabia que tinha. A resiliência faz isso: nos ajuda a endurecer a pele para que a mesma fique mais resistente as intempéries da vida, o importante é que durante esse processo não endureçamos o nosso coração.

Em muitas situações na nossa vida ainda vamos nos deparar com novos tigres. E enquanto Professor você terá um encontro com o Tigre todos os dias. Haverá dias em que o Tigre tentará deixar o Professor em  dúvida, em  outros  o Tigre abalará sua  saúde e , com uma certa frequência o Tigre vai dizer ao Professor “ seu lugar não é aqui, desista” .  

A indiscutível verdade é que não se trata de escolher enfrenta-lo ou entregar-se, trata-se de primeiro aprender a conhecê-lo, depois compreendê-lo, para então superá-lo.

 Obstáculos sempre existirão, em todas as profissões, umas mais que outras, porém em todas encontraremos tigres famintos rondando a nossa vida.

Hoje, minha homenagem é para você Professor,  que enfrenta um Tigre todos os dias, mas que ainda acredita que é possível compreendê-lo, torná-lo seu amigo, respeitando-o nas suas diferenças , ensinando-o e também aprendendo com ele.

Para assistir o filme pela internet clique no link: http://www.supercineonline.com/assistir-as-aventuras-de-pi-dublado-online.html

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *