Práticas de Ensino

Matemática – Salman Khan

Matemática - Salman KhanUm dos grandes fatores que contribuem para a indisciplina na sala de aula é o fato de que muitos alunos não compreendem determinado conteúdo e por esta razão passam a não gostar daquela disciplina. Infelizmente é o caso das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia, as quais ouvimos mais queixas por parte dos alunos.

Você já deve ter se perguntado como fazer os alunos ” gostarem” ou participarem mais da sua disciplina. Esta é uma pergunta que milhares de Professores estão fazendo no mundo inteiro, pois a queixa é geral.

Os alunos também estão em busca de alternativas, tanto é que uma garotinha de 8 anos , que estava enfrentando dificuldades na escola, pediu ajuda ao seu tio que morava em outra cidade. Para ajudá-la ele criou explicações de vários assuntos em forma de vídeo e postou no Youtube. Logo, esses pequenos videos foram compartilhados e hoje já somam mais de 2.800.

Milhões de pessoas estão sendo auxiliadas por este Professor, o nome dele? é Salman Khan. Mas o que torna os vídeos do Professor Khan diferente ? porque sua metodologia conquistou adultos e crianças ?

Segundo a Revista Veja de 1o. de fevereiro de 2012, o método do Professor Khan reúne os seguintes princípios:

– Simplicidade: as questões mais complexas e abstratas tornam-se compreensíveis porque são traduzidas por desenhos e gráficos,

– Exemplos: são utilizados elementos de comparação da vida real das pessoas para facilitar a compreensão dos conceitos

– Concisão: a explicação de um assunto é feita no tempo “real” necessário para sua compreensão,

– Avanço seguro: o conhecimento é construído de forma cumulativa sequencial

– Exercícios: a resolução exaustiva de problemas é utilizada para a aprendizagem da matemática

– Desigualdade: o ritmo de aprendizagem de cada aluno é respeitado

– Meritocracia: um prêmio é dado a cada aluno na medida em que seu esforço e talento são reconhecidos

E para você que acompanha nosso blog, vamos postar semanalmente 4 videos do Professor Khan, já traduzidos para o português.

ARITMÉTICA: Convertendo frações em números decimais

BIOLOGIA: Fases da Meiose

FÍSICA: Primeira Lei de Newton

QUIMICA: Elementos e átomos

 

Gestão da Sala de Aula

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

27 Comentários

  • Sônia

    Suas sugestões são de grande valia para mim.
    Aprendo cada vez mais.

  • Maria de Fátima

    Obrigado, foi muito proveitosa as informações, estou na coordenação do programa Revisitando os saberes. em Matemática e Lingua Portuguesa. essa informação e as demais são totalmente necessária.

    Um Abraço

  • terezinha Leal

    Terezinha Leal

    Obrigada,Roseli por ser tão preocupada com a educação sempre disposta ajudar.Você me ajuda tanto enviando esses email tão bem elaborado,egora está ajudando o meu filho que está cursando o 1º ano do ensino médio e está com muita dificuldade em fisica.Estou contando com novas dicas.
    Abraços até a proxima.

  • Vera Almeida

    Essa ideia é maravilhosa. As dicas são de muita valia para o enriquecimento das aulas, gostaria também de receber dicas de outras disciplinas se possível.
    Abraços

  • Carlita Maria de Castro e Coelho

    INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUI ABRIR TODOS OS ARQUIVOS: ARITMÉTICA, BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA. ENTENDO QUE TODOS SERÃO FUNDAMENTAIS PARA O ENRIQUECIMENTO DE TODA A NOSSA EQUIPE PEDAGÓGICA, CONFORME TÊM SIDO TODOS OS TEXTOS DESSE CURSO.
    ABRAÇOS.

  • sandra rodrigues

    gostaria de receber sugestoes para as aulas de educação religiosa.

  • Heleninha

    Acho que é dever do professor fazer o aluno saber que a matemática está em tudo no mundo, em nossa vida. Fazer o aluno gostar da matéria, ser simpático e carinhoso com o aluno , sem contudo perder a autoridade. Dou aula em escola pública a muitos anos (24 anos)e com o passar dos anos consegui trazer os meus alunos (a maioria) para o lado de cá, ou seja a gostar da matemática.É importante dar exemplos bem simples da vida para explicar a matéria, criar historinhas mesmo para os alunos de 9ºano.

  • Maria José

    Olá.
    Gostaria de sugerir para a Maria Helena Rodrigues o uso de músicas nas aulas de inglês. A música tem a qualidade intrínseca de envolver. Dificilmente encontraremos alguém que não goste de música. Mas deve-se ter o cuidado de fazer as escolhas certas. Comece pesquisando que tipo de música os (as) alunos (as) costumam ouvir. Por meio da audição e do estudo das letras será possível trabalhar todos os conteúdos desta área de estudo.
    Maria José

  • Luzia da Silva Dellatorre

    Nossa!Nossa!
    Assim a gente aprende
    Ai legal
    Óh my god que legal

    Muito Obrigada

  • Dora

    gostaria de receber informações pra aulas de teatro.bjs ps:Adoro suas dicasssssssssssssssssssss

  • Severino Alves

    Muito bom. Espero ver uns vídeos de Língua Portuguesa.

  • Ana Sbrissa

    Oi, Roseli! Que bom você divulgar as aulas do Salman Khan! Ele é um dos gênios do nosso tempo. Americano, de origem indiana, este jovem é formado em Matemática, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica pelo MIT. Bill Gates é seu fã nº 2, pois a nº 1, sou eu!!!! Bjs

  • Doracy Mqlta Campos

    É gratificante ter ao nosso lado pessoas tão inteligentes e bondosas como você. (pois muitas pessoas sabem muito, mas são egoístas). Que Jesus continue iluminando a sua mente cada vez mais. Obrigada ! Bjs

  • Roberto Cerqueira

    Bom dia.
    Li a reportagem de Veja. Sou Professor de Matemática no E.M.e passo por todas dificuldades apontadas pelos colegas, não só na minha matéria, como em todas as outras – o desinteresse é muito grande, a falta de motivação,o comprometimento com a Escola é nulo. Já procurava métodos diferentes e interessantes para tentar modificar o triste quadro de conhecimentos básicos de Matemática, e os passos do Prof. Khan na sua grande maioria já os praticava, mas infelizmente os resultados obtidos foram pífios – os alunos não tem o hábito de resolução dos exercícios proposto.

  • Angela

    Muito interessante!

    Gostaria de sugestões também para aulas de Geografia.

    Parabéns!

  • Clarinhados Santos

    Adorei o artigo entretanto eu gostaria de ter sugestões para a aula de inglês também.
    Este site ´simplesmente é maravilhoso.

  • Ester

    Ester.
    Olá!Gostei muito.Quando tiver sugestões para Ensino Médio, também será bem vindo.
    Obrigado.

  • Maria Alcântara

    Oi! Gostei muito da dica.Espero sugestões para o Fundamental I.

  • Arnobio Magalhaes

    Gostei muito! Você poderia buscar alguns de língua portuguesa, eu gostaria mais ainda. Espero sugestões. Obrigado. Abraços!

  • josé leite

    Um bom site para treinar e quem sabe usar algo em inglês é o VOICE OF AMERICA, onde é possível ver videos com legenda num ritmo lento. Pode ser usado como atividade de completar lacunas enquanto se assiste o vídeo.

  • josé leite

    (maria helena rodrigues )Sou professor de inglês e também passo por esses perrengues. Não há motivação.Estou apelando para recursos de informática onde uso powerpoints e outros recursos. Adquiri uma camera de infravermelho no mercado livre que transforma quadro comum em lousa digital. E não vou parar por aqui. Desistir é uma opção, não um destino.

  • maria lúcia ribeiro

    Adorei! Pena que sou professora de Geografia. Estarei aguardando sugestões na minha área.

  • sandra maria

    Boa Tarde

    Gostei muito da aula.Isso ajuda muito na sala de aula,torna uma aula participativa.

  • maria helena rodrigues

    Gostaria de receber sugestoes para minhas aulas de Inglês.O descaso é tão gritante, que estou quase desistindo de voltar para dar aula no dia seguinte. Há momentos que sinto vontade de sair correndo. Preparo minhas aulas diariamente, sempre variando as atividades, mas o desinteresse é tão grande, tão desestimulante para a carreira, não sei se levo adiante o que tanto gostava de fazer. Aguardo contato.

  • Terezinha de Jesus

    BOM DIA !!!

    Que maravilha estas sugestões vão ajudar muito na minhas atividades de sala de aula.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *