Final de Semestre

Final de SemestrePara muitos Professores o semestre terminou, e como todo final de semestre a correria não pára. Fechamento de Notas, Reunião de Pais e Relatórios aumentando assim a carga de stress já elevada.

Mas também é hora de repensar, avaliar estratégias e os resultados. Aqui vão algumas questões que você poderá fazer para avaliar o semestre e ver o que você conseguiu atingir.

  • – Alcancei os resultados esperados ? Por quê não ? O que poderia ter sido feito de diferente ?
  • – Que tipo de recursos poderia ter feito a diferença ?
  • – O que deu certo ? Em que momentos deu certo ? Em quais momentos deu errado ?
  • – O Planejamento funcionou ? Quais ajustes deverão ser feitos para o 2o. semestre ?
  • – Variei nas estratégias de ensino ?
  • – Quais problemas ocorrem com freqüência na  sala de aula que atrapalharam o trabalho ?
  • – Em quais momentos senti-me mais frustrada e estressada ?
  • – Os alunos participaram ativamente de todas as aulas ? Por que não ?

Esta parada no meio do ano é providencial, pois além de oferecer momentos de reflexão, possibilita um fôlego para buscarmos as ferramentas necessárias para realizar a correção de rumos para o 2o. semestre. Por isso é hora de investir na solução desses problemas.

O Professor precisa ter a sua disposição um verdadeiro “cinto de utilidades” para ministrar aulas motivadoras e interessantes, onde os alunos tenham participação ativa, evitando assim o aparecimento da indisciplina.  Para isto é  preciso conhecer todo o arsenal de estratégias no que refere-se às  práticas de ensino.

Abaixo duas ferramentas fundamentais, para te auxiliar:

Recurso para o Professor:

Gestão da Sala de Aula

Recurso para o Coordenador Pedagógico:

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

49 Comentários

  • Eliane Lucchesi Vaz

    OBRIGADA PROFESSORA E MEDIADORA ROSELI, SUAS SUGESTÕES VIERAM ENRIQUECER O MEU TRABALHO. ONDE DIVIDO COM MEUS COLEGAS. SUAS REFLEXÕES SÃO EXCELENTES. É ASSIM QUE PODEMOS AVALIAR E CRESCER EM NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

  • Marineide

    quero agradecer a pro Roseli e a comunidade do SOS, dizer que foi bastante proveitoso tanto para mim quanto para minha escola, Pois trabalhamos os temas em equipe.

  • Alaide Amaral

    Olá,
    Sou professora de Ciências e Biologia, trabalho em 12 turmas. Em algumas turmas tenho conseguido bons resultados com as dicas utilizadas. Como as turmas possuem desempenho e comportamento diferenciado preciso planejar pensando em cada turma. Fazer avaliação de todas as turmas e utilizar diferentes estratégias de acordo com cada grupo não é tarefa fácil, requer muito tempo e criatividade.
    Obrigado pelas dicas! Ajudou bastante a melhorar o meu desempenho em sala.
    Alaide Amaral.

  • Anita Bernardo

    Olá, querida!
    Amei todas as dicas ,continue nos auxiliando,por pra mim foi de uma grande importancia esse mine curso por e-mail.tive alguns contra tempos no primeiro semestre,mas estou colocando todos os dias em em ação.Valeu mesmo .Até o próximo!
    abrejos!

  • MARGARIDA

    Que curso é este que o pessoal está comentando com relação a SOS Professores.
    Você poderia me dar detalhes sobre este e como fazê-lo?
    Estou aguardando.
    Beijos.

  • MARGARIDA

    Obrigada pelas sugestões de autoavaliação do meu trabalho.
    Estou atuando na sala de recursos multifuncionais, tenho alguns cursos na área de inclusão , mas gostaria de me atualizar com relação a como atuar em cada situação de NEE, pois não fomos capacitadas para a referida atividade, que é nova na minha cidade nas escolas estaduais.
    Preciso da ajuda suas.
    Obrigada.
    Deus os abençoe.

  • Ivaldina Araujo

    Roseli, parabéns pelas dicas maravilhosas, sinceramente gostaria que continuasse a dar essa estratégias, pois são de extrama importância para a nossa prática pedagógica.Continue nos auxiliando que Deus te recompensará por tudo isso. Um grande abraço

  • creusa maria dos Santos Alves

    olá querida:

    Como gestora da escola, sem coordenador pedagógico, este mini curso me proporcionou momentos de reflexão juntamente com o grupo de professores que lecionam na escola, com resultados positivos. Só me resta agradecer pelas novas dicas. beijos. Amo Vocês SOS.

    Creusa Maria dos Santos Alves

  • Cláudia

    Muito valiosa essas questões que foram sugeridas.
    Estou profundamente agradecida pois nem pude fechar o semestre, momentos de dificuldades “enfermidade”. Mas já estou preparada para o 2ºsemestre com essas questões em mente.
    Abraços….

  • maria selia novais nunes

    nao estou na sala de aula mas o curso foi maravilhoso dei muitas dicas para meus colegas de trabalho.valeu até o proximo.

  • rosana coutinho zehenter

    Fonte de Pesquisa Revista Nova Escola,
    Texto pesquisado e comentários entre linhas…

    O Valor do Conhecimento

    O Conhecimento deve fazer as pessoas se sentirem inteligentes, capazes, fortes e autônomas. Mas o conhecimento deve proporcionar ao ser humano generosidade, humildade e um pensamento que favoreça o coletivo e o respeito… O conhecimento não deve ser utilizado para criar pessoas arrogantes, em detrimentos dos que não o tem ou dos mais excluídos, pelo contrário o conhecimento humano deve trabalhar para proporcionar o crescimento e o desenvolvimento humano… O mais importante é que o conhecimento leve o homem Sentirem-se livres, cheios de atitudes … Escolhas que trazem benefícios para si próprios e para o bem comum. O grande desafio da escola é demonstrar a importância do saber na sociedade moderna e o quanto aprender pode ser desafiante e interessante. Quanto mais aprendemos mais segurança aprendemos ter diante de pessoas e de fatos. É dessa sensação que deve vir à satisfação pelo estudo. As brincadeiras certamente deixam os alunos mais animados, mas, se você tem como objetivo levar a turma a aprender os conteúdos previstos em cada disciplina, o melhor caminho é propor situações desafiadoras, que façam sentido para o aluno e valorizem o seu esforço em superar limites. O professor pesquisador ele está informado e atualizado, mas hoje se faz necessário o professor trocar experiência com seus próprios alunos, principalmente no que se refere à tecnologia, celular, e todas as ferramentas tecnológicas que passam diariamente por grandes inovações… Eles possuem agilidades que nós professores da geração nascidos nos ano 60 temos grandes dificuldades… Uma grande maioria não tem a capacidade de manipular um teclado com tanta agilidade como eles… E nem agilidade para escrever textos o enviar mensagens rápidas como eles… Eu tenho ousado em trocar com eles o meu conhecimento com o conhecimento deles… A utilização do celular é proibida em sala de aula, mas com proposta sempre utilizo este recurso tecnológico, gravando todas as etapas dos trabalhos, e já passando para o micro as etapas… É a tentativa muitas vezes desafiadora de inovar. Por mais que planejamos, muitas vezes conto com o improviso, com o inesperado, utilização de novos paradigmas e desafios, muitas vezes, fazemos tudo isto em meio ao caus., pois nem sempre conseguimos 100 % de aproveitamento das aulas… Mas o resultado pode ser mais favorável do que frustrante. É um trabalho de médio em longo prazo… O conhecimento envolve responsabilidade, maturidade. É uma geração imediatista, consumista, que valoriza muito a tecnologia, o ser humano está em segundo plano… São desafios para todos nós da área de educação, e de outras áreas… Pois ainda conhecemos pouco do universo desta geração que já nasceu com tudo pronto, tudo gratuito e democrático. Para planejar as aulas a primeira condição é conhecer o que todos já sabem, e conhecer quem é seu aluno, qual o nível de cada um, e em qual comunidade local eles estão inseridos… Existe uma linguagem que difere dentro de uma mesma sala de aula. Alunos com histórias de vida bem diversas. As aulas que preparamos muitas vezes é um desafio difícil, pois nem sempre conseguimos agradar a todos… Mas a aula não deve em hipótese nenhuma levá-los a desmotivação nem tão fácil que os desestimule a dedicar o tempo dedicado a ela. Esta geração é a do mínimo esforço, o maior desafio para nós professores e conhecer e aprender essa nova realidade… Por isso cursos como O SOS Professores tem colaborado na troca de experiência. Agradeço esta iniciativa. Quero muito aprender pois facil não está.
    Grandes desafios sem varinha de fadinha. A varinha é de verdadeiros Mestres uma profissão nobre e tão pouco valorizada.

  • rosana coutinho zehenter

    Cara Roseli

    Abraços sinceros de uma professora muito
    feliz por estar recebendo este mini curso por email,
    eu adoro ler estudar e ampliar meu horizontes
    adoro desafios e voce com sua experiencia
    e habilidade tem proporcionado mudanças de dentro pra fora em mim
    obrigada professora e mediadora
    Roseli

    Feliz Ferias

  • esmeralda

    Realmente, são enes problemas que acarretam nosso dia a dia e no final do semestre é uma correria para concluir, mas que essa correria seja benéfica para nossos alunos. è hora de repensar em toda nossa prática enquanto docente para podermos dar continuidade ao nosso trabalho e alcançarmos nossos objetivos e metas no final do ano letivo.

    Um abraço,

    Esmeralda.

  • katia adriane

    Olá Roseli, adorei as dicas do sos professor,foi muito relevantes as dicas e uteis, na minha profissão, eu as utilizei para refletir. Esse semestre não foi fácil, algumas dificuldades da turma foi sanada com relevãncia e outras ficarão para o próximo. Gostei demais dos artigos, algumas eu arquivei no meu caderno e outros compartilhei com as colegas de trabalho. Agradeço o sos professor.

  • Lucimar

    Após ler as sugestões e dicas e colocá-las em prática, com certeza, fica mais fácil cumprir com o trabalho educacional…

  • Itacira Oliveira

    Olá professora Roseli nunca postei aqui, mas tenho lido todos textos por sinal muito legais. Estou lecionando Inglês para séries iniciais em duas escolas, mas mesmo passando pouco tempo com elas tento usar suas ideias. Obrigada, sua iniciativa é muito boa.

  • Ana Nilce

    Obrigada SOS Professor ,suas sugestões vieram enriquecer o meu trabalho.
    Concordo plenamente com essas reflexões de final de semestre.é assim que que podemos avaliar e crescer em nossa prática pedagógica.Abraços.

  • ROSELI HUBINGER

    ola , Professora Roseli
    Aproveitei muito suas dicas e quero agradecer a comunidade SOS professores, e a professora Roseli pela ajuda. e que Deus a abençoe por tudo.

  • Maria Regina

    Olá, Roseli
    Por aqui não está nada fácil. MATO Grosso vive um momento especial, porque estamos trabalhando com ciclo de formação humana e estamos nos adaptando com a situação, o que não é fácil. Neste semestre vamos dar início a uma reposição de aulas da greve na rede ensino.
    Já estávamos desanimados… Agora, então, desacreditados.
    Sorte nossa que temos seus textos e sugestões, o que nos conforta.

    ABRAÇOS

  • érica Oliveira

    Muito Obrigada querida!
    Suas dicas ajudam demais. Um grande abraço.

  • Vera Lucia Ferrari de Oliveira

    Obrigada querida professora fiquei mais informada com suas aulas, e foi muito bom praticar seus ensinamentos.Te agradeço,e gostaria de pedir-lhe um favor. Caso seja possível mande-me novamente a primeira aula, pois foi extraviada. Podendo contar com seu carinho,deixo-lhe um beijo no seu coração e a paz do Senhor Jesus e minha gratidão sempre.

    Vera Lucia.

  • Tânia Aparecida da Silva Santos

    Olá Roseli, venho agradecer a Toda equipe do SOS pelas dicas desse 1º semestre.

  • VALQUIRIA

    OI ROSELI ESTE ANO EU ESTOU TRABALHANDO COM UMA TURMA UM POUCO DIFÍCIL, POIS A TURMA É INDISCIPLINADA. AS VEZES PERCO MUITO TEMPO ATÉ CONSEGUIR O SILÊNCIO PARA PODER COMEÇAR A AULA.ENTÃO O SEMESTRE PASSOU MUITO RÁPIDO .ENTÃO AGORA É QUE VOU ANALISAR AS DIFICULDADES DE CADA UM COM MAIS TEMPO ,PARA QUE NO PRÓXIMO SEMESTRE POSSA DAR UMA RETOMADA COM MAIOR AVANÇO.

  • Sílvia Carneiro

    EStou atuando em SRM -sala de recursos multifuncional-,mas ser docente é em qualquer área ,e estamos sempre nos desafiando,e as dicas do SOS ,são FANTÁSTICAS,OBRIGADA!

  • Vera Lúcia

    Olá Roseli,este ano estou trabalhando em outra escola e fazendo uma avaliação do 1º semestre de 2011 não vejo muita diferença entre os alunos pois percebo que há ainda mais semelhanças e o comum entre elas continua sendo indisciplina, evasão escolar,descaso, etc que em consequência tira-me o estímulo de dar a aula que programei, mesmo assim
    utilizo recursos como jogos, trabalhos em equipes com debates,com sugestões da internet que tem me ajudado a alcançar alguns objetivos.Tenho refletido sobre o planejamento deste ano que a falta de ordem no conteúdo atrapalhou um pouco o desempenho de alguns alunos.

  • marta maria cirilo wanderley

    Prezada Roseli, gostaria se possível vc. enviar para meu email o último texto. “Final de semestre”
    Atenciosamente,
    Marta.

  • Francisco Antônio de Paula Gregório

    Oi,Roseli! O semestre encerrou, mas agora é o momento para analisarmos o que realmente deu certo e o que não deu. A partir do que não funcionou direitinho servir como pressuposto, como uma ferramenta de trabalho e no 2º semestre fazer funcionar. É em cima das falhas que o trabalho pedagógico deve começar,revertendo-os em resultados produtivos.

  • Renaldo Ferreira

    Oi Roseli,
    Venho agradecer todo material que você tem disponibilizado no meu e-mail.
    Sempre tiro cópias e levo para discutir na minha escola com todos os professores e é sempre legal!!
    Esses questionamentos para final de semestre vai me ajudar bastante.
    Valeu um grande abraço!!
    Renaldo Ferreira

  • Carminha

    Quero agradecer a comunidade SOS professores,e também a Pro Roseli , pela ajuda e as dicas pois tem me ajudado muito.

    BOAS FERIAS..

  • SONIA

    Gosto muito de ler os seus artigos, eles tem acrescentado muito e me faz refletir, portanto vou continuar…No momento estamos merecendo férias de nossas “lutas voluntárias”. Um abraço e boas férias!

  • Vera L.A.S.Coppini

    Olá Roseli!

    Tentamos alcançar nossos objetivos,nem todos foram alcançados,criei dasafios para estimular o interesse,observei avanços significativos,gostaria de ter ido muito mais além,continuarei tentando fazer a diferença.Obrigada pela grande ajuda.

    Um grande abraço de sua pupila

    Vera coppini

  • Cleuselite

    Gostei muito de todas as dicas e sugestões dadas durante este período. Para mim foi muito gratificante e ajudou muito em minha vida profissional.

  • Maria de Lourdes

    Tenho o curso de Matemática e gostaria de de fazer uma complementação em supervisão ou orientação. Teria como?? onde??

  • Vanda

    Ola, Roseli.

    Aproveitei muito as suas dicas, porém não está sendo fácil exercer
    a estratégias devido a essa tal inclusão, onde crianças com sérias dificuldades estão adentrando a sala e deixando o professor em situações de frustrações gritantes quanto ao desempenho desses que não estão acompanhando. O que fazer?

    beijos. \\
    vanda

  • valeria gomes do carmo

    Fim de semestre é momento de reavaliar,gostei das dicas e indicarei para as amigas.

  • Cícero Gomes

    Amei o curso! Um grande abraço e obrigado por tudo!

  • sandra

    gostaria muito de participar desse curso ,pois as dicas que voc~es mim deram foram muito gratificante e significante.mas infelizmente não tenho condiçoes suficiente de pagar este curso.grata.

    sandra

  • PROFº FLORSVALD SANTOS

    OLÁ ROSELI, CONCORDO PLENAMENTE COM SEU ARTIGO SOBRE O FINAL DO 1º SEMESTRE. É HORA DE REVER O QUE DEU CERTO OU ERRADO. INFELIZMENTE, EM MINHA ESCOLA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NÃO FUNCIONA, MINHA COORDENADORA ESTÁ PERDIDA EM SUA FUNÇÃO. POR OUTRO LADO, TEMOS COLOCADO EM PRÁTICA TUDO AQUILO QUE PODE SER ÚTIL NA APRENDIZAGEM DE NOSSOS ALUNOS.ABRAÇOS

  • raimunda

    Oi Roseli,o semestre realmente não foi nada fácil,porém ao refletir sobre minhas práticas docentes percebí que consegui alcançar alguns dos meus objetivos e dentre eles posso citar o avanço de alguns alunos em seu procecessos ensino aprendizagem.Pois minha grande preocupação é: com os que já avançaram que não podem ser deixados de lado para que avancem mais, mas principalmente com os que apresentam um pouco de dificuldades que merecem uma atenção mais individualizada o que me fez planejar atividades com situações desafiadoras dentro do contexto da turma despertando assim o interesse e estimulando-os a resolve-las com descontração, o que proporcionou que cada um avançasse respeitando seus limites é claro.Sei também que poderia ter feito mais,muitas vezes fiquei realmente frustrada por não conseguir superar algumas situações,mas como você mesma diz,é hora de refletir e corrigir algumas falhas,rever os planejamentos a metodologia aplicada, pois a que funciona pra uns às vezes não dá certo para outros.No mais depois das reflexões,agora é só relaxar…Obrigaado pelas dicas e orientações.VALERAM,ABRAÇOS E BOAS FÉRIAS!!!!!!!!!!!!

  • Diná ferreira de Andrade Rodrigues

    ola , estou gostando do curso, mas não terei recesso, só final de ano, no 2º semestre vou aplicar meus conhecimentos , algumas estratégias ja pus em pratica e deu super certo! Obrigada por tudo, obrigada profª Roseli.

  • Mara Rubia Procopio

    Olá Roseli,
    É isso mesmo, fim de semestre. Momento propício para em grupo discutirmos nossas ações pedagógicas anteriores.O que deu certo, o que não deu certo, o que realizamos e o que deixou de ser realizado por alguma razão.

  • Vilma Decleva

    Obrigada prof. Roseli e toda equipe do SOS Professor, as dicas oferecidas são realmente providenciais.
    Grande abraço a todos.

  • Maxsuel D'Ajuda Santiago

    Realmente por aqui o semestre está terminando, entraremos de férias a partir do dia 15 e as dicas vieram a calhar mais uma vez, parabéns a todos e os que já entraram em férias bom descanso… Abraços virtuais em todos..

  • nila do socorro g e silva

    BOM DIA,Quero agradecer a comunidade SOS professores,e também a Pro Roseli.Pela ajuda,e as dicas pois tem me ajudado muito.Deus te abençõe toda a equipe.BJS>>>>>>>>>>

  • DioneTeles

    eu gostaria de fazer pos graduação a distancia em inclusão escolar,gostaria de uma indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *