Ensino Médio: Desinteresse e Indisciplina

 

O mundo corre célere, até outro dia abordávamos a questão da Geração Y, agora é a Geração Z, ou seja os jovens nascidos a partir de 1980. Estes por sua vez já nasceram inseridos no mundo tecnológico e acostumados a comunicarem-se na velocidade da internet. Tantos jovens, em tese, melhor informados, porque então o abandono e o desinteresse no Ensino Médio é tão alto ? 

 Ensino médio e geração y

Infelizmente no Brasil o ensino médio é considerado a pior etapa da educação. Quando chegam ao 1º ano do desta fase geralmente aos 15 anos de idade o adolescente perde o interesse e não vê naquelas aulas algo de útil para a vida dele. Este é um dos motivos que faz com que o número de abandono das aulas seja grande. O abandono é ainda maior por aqueles que acreditam que não irão para a faculdade e não tem expectativa de futuro. 

 

Causa da falta de interesse dos alunos

 

Muitos pesquisadores afirmam que o maior motivo para os alunos repelirem a escola durante o ensino médio é os conteúdos ensinados, que na cabeça dos jovens não tem influência em sua vida e não atende as suas necessidades de interesse. Para estes jovens que são da faixa etária de 15 a 17 anos as matérias são muitos genéricas e não apresentam nenhum impacto na prática daquilo que eles vivem. Outro grande motivo para o desinteresse é que eles chegam ao ensino médio sem saber o básico, alguns não sabem ao menos ler e escrever e são tidos como analfabetos funcionais.

  

Desinteresse e a Disciplina:

 

Assim, muitos interrompem os estudos e passam a trabalhar, e outros quando frequentam a Escola comparecem apenas para fazer o que eles chamam de “social”, que é interagir com os colegas e com este comportamento ocasionam tumulto nas salas de aula com conversas, gracejos, atitudes de desrespeito para com os Professores, envolvendo desde agressão verbal até agressão física.

Quem leciona no Ensino Médio Público ou Privado, infelizmente, está habituado a ter de lidar com jovens e com  situações difíceis, o que frequentemente acaba demandando em conflitos, sempre comprometendo a disciplina, afinal é preciso que haja, um mínimo de ordem para que um trabalho seja realizado. O desgaste é muito grande por parte do Professor e o descaso maior ainda por parte dos alunos. 

 

Qual será a  saída ? 

Para uma dada questão há várias alternativas, dependendo do caminho escolhido.

Você pode optar por uma solução sob o enfoque Filosófico, Social, Econômico, Políticas Públicas, Familiar etc, porém o que é viável e  exequível  para o Professor e para a Escola é adotar soluções que sejam possíveis de implementar,  e que não dependam de terceiros, que estão fora da escola.

 

Assim sendo desafio você a propor algumas sugestões sob o viés pedagógico, que é a única perspectiva que o Professor tem o total controle de realizar. Envie suas ideias pelo blog, pois no próximo artigo também farei outras sugestões.

 

Precisa de algumas dicas ? Você pode propor idéias no que refere-se a: mudança de conteúdos, curriculum, práticas de ensino, didática, avaliação, relacionamento, metodologias, utilização de novos recursos, gestão escolar, etc.

 

Gestão da Sala de Aula

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira