Dinâmica de Grupo Divertida

 

Recebi vários emails perguntando se há dinâmicas de grupo para  trabalhar  o egocentrismo e individualismo dos alunos, que insistem em pensar apenas em si próprio e não nos outros.

Os seus alunos não conseguem realizar trabalho em equipe? Vivem desrespeitando uns aos outros? Não conseguem  pensar e trabalhar de forma coletiva?   O relacionamento do grupo é sempre conturbado e tenso ?

gruposSim, as dinâmicas de Grupo podem auxiliar na resolução destas questões.

Aqui vai uma dica de dinâmica de grupo para você aplicar já na próxima aula.

Esta dinâmica de grupo chama-se “Terremoto”, é muito divertida e faz todos os alunos interagirem e se movimentarem.

O objetivo desta dinâmica de grupo é promover a reflexão sobre o trabalho de equipe e a coletividade em prol de um objetivo em comum.

 

Desenvolvimento da dinâmica “Terremoto”:

Local: Espaço livre para que as pessoas possam se movimentar, mas quanto menor o espaço mais trombadas.

Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7×3 = 21, sobra um)

Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

1 – MORADOR!!! – Todos os moradores trocam de “paredes”, devem sair de uma “casa” e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma “casa”, fazendo sobrar outra pessoa.

2 – PAREDE!!! – Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados.

Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

3 – TERREMOTO!!! – Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa.

Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar…

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio? Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo? Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade?

Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas, porém torna a dinâmica de grupo muito mais divertida!!!

Tempo de aplicação: 30 minutos

Quando aplicar esta dinâmica de grupo na sua sala de aula, não esqueça de passar por aqui e deixar seu comentário também.

Gostou desse dinâmica, então curta, comente e compartilhe ! 

 

dinamicas-de-grupo-banner-rodape-01

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira