De quem é a obrigação ?

De quem é a obrigação ?Professores e Coordenadores uma parceria que anda em descompasso. Recentemente fizemos uma Pesquisa direcionada aos Professores e detectamos que 92,5 % estão insatisfeitos com a Coordenação e/ou Direção. Ver o artigo completo.

Agora foi a vez dos Coordenadores, que soltaram a voz e expuseram os motivos que os deixam tão insatisfeitos dentro da Escola. Estou socializando a pesquisa de modo que outros Coordenadores vejam que as situações são comuns a todos, e também para que os Professores saibam o que isso tem a ver com eles.

O Questionário enviado continha 10 perguntas, recebemos 1.484 respostas. A primeira pergunta foi:
Cite 03 coisas que você acha que NÃO é atribuição do Coordenador.

As respostas foram muito fragmentadas, porém todas estavam relacionadas a grandes categorias que cito abaixo.

GESTÃO ADMINISTRATIVA

executar tarefas burocráticas tais como:
. serviços de secretaria (boletins, tarjetas, fazer matrícula, atendimento na secretaria)
. Elaborar o PPP , PDE, PDDE sozinha
. Digitar o GDAE, EOL e Censo Escolar

GESTÃO FINANCEIRA:
. prestar contas dos recursos financeiros
. comprar material pedagógico/limpeza, etc
. controlar materiais

GESTÃO RECURSOS HUMANOS:

  • tais como:
    . controlar ponto dos professores e funcionários
    . cobrir faltas de funcionários
    . ter de convencer professor a ser criativo e inovar
    . convencer Professor a se capacitar
    . ter de lidar com funcionários descompromissados e sem preparo

FAZER O SERVIÇO DO PROFESSOR

. substituir Professor / planejar aulas para professor/ corrigir provas/ preparar avaliações e atividades/ dar aula de reforço / manter a disciplina dentro da sala de aula /elaborar projetos/ decorar a escola / preencher ficha individual do aluno e Ficha de desempenho / ter de ir a sala de aula a todo instante resolver conflitos/ motivar o aluno a aprender quando o Professor prepara aulas monótonas / cuidar e ensinar os alunos com necessidades especiais

FAZER O SERVIÇO DO INSPETOR ALUNO (portão, tocar sinal, vigiar corredores
MERENDEIRA (preparar cardápio, distribuir merenda)
BIBLIOTECARIO (controlar e distribuir livros)
SER O QUEBRA GALHO DA ESCOLA
ENFERMEIRO

Fazendo uma breve análise desses dados, é possível constatar que o Coordenador está assumindo tarefas que não condizem com sua função. É preciso que fique claro primeiramente quais são as funções de um Coordenador, para isso basta consultar o Regimento Escolar da sua escola, pois lá está descrito o que compete ao Coordenador realizar, bem como quais são as atribuições de todos os cargos que existem dentro da Escola.

No Regimento Escolar também está definido quais são os cargos existentes que responderão pela organização Técnico-Pedagógica da Escola, tais como: Núcleo de Direção, Núcleo Técnico-Pedagógico, Núcleo Administrativo, Núcleo Operacional e Núcleo Docente. Quais são as pessoas, dentro da sua Escola, que compõem cada um desses Núcleos ? Quais são as tarefas que compete a cada um?

Ao fazer esta pequena reflexão o Coordenador conseguirá listar todas as tarefas que estejam fora da sua função e DELEGAR para os responsáveis.
Cabe ao Coordenador responder pelo gerenciamento e supervisão das atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, e não executar as tarefas pelos envolvidos.

Ao Coordenador também cabe a tarefa de ser o articulador no sentido de promover a capacitação e treinamento da Equipe de modo que os objetivos traçados no que refere-se as metas de aprendizagem sejam alcançadas. Porém nada exime de que o Professor também tenha a iniciativa de estar sempre atualizado e informado quanto as melhores práticas e estratégias para dar aula e gerenciar a sala de aula.

Com tantas tarefas o Coordenador fica sem o tempo de realizar as atividades que realmente lhe competem: que é dar suporte ao Professor por meio das ACs, HTPCs, Reuniões Pedagógicas. Ficar apagando “ incêndios diários” não contribui para organizar a escola e ajudar no desempenho do aluno, para isso você precisa de tempo e que cada membro da Equipe esteja realizando o próprio trabalho.

No próximo artigo você saberá quais são os 3 grandes problemas que os Coordenadores enfrentam com a Equipe.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

7 Comentários

  • katia adriane

    O coordenador e muito importante para sua equipe, pois cada um na escola tem o seu papel significativo e eficaz em pleno exercicio. Cabe a ele ser coerente, dedicado, esforçado, responsável.

  • Nara

    A realidade é esta que os colegas colocaram, o que ninguém quer ou sabe fazer dizem que é função do coordenador. Não somos quebra galho ou tapa buraco para cobrir a falta dos outros. E o nosso trabalho de fato, quem faz? Precisamos nos impor e realizar aquilo que é de nossa competência e responsabilidade.

  • Rita Cândida F de Jesus

    O mine-curso tem sido de muito proveito no meu campo de trabalho, me faz refletir com mais Freqüência, compreender e aceitar algumas situações, e acima de tudo tomar ações quando pertinente para minimizar os entraves que atrapalham o processo educativo de qualidade.

  • MÁRCIA EUGÊNIO

    QUANTAS FUNÇÕES QUE O “POBRE DO COORDENADOR TÊM?” SERÁ QUE RECOMPENSA FINANCEIRAMENTE? ISSO TAMBÉM CONTA!!!

  • Prof. Renivaldo Senegal

    Realmente este é um tema que retoma um dilema recorrente nas escolas de todo país, nos núcleos de coordenação pedagógica. A delegação de competências que nem sempre fica a cargo de quem é de dever realizar. Adorei o tema e a proposta do curso. É pena que o custo do curso extrapola meu orçamento para 2011, mas promete. Parabéns aos organizadores pela brilhante iniciativa.

  • Maria do Carmo

    Muito proveitoso o mini curso,parabéns por essa grande ajuda que está nos oferecendo.Devemos continuar em 2011.

  • erivalda barbosa

    gostei muito do mini curso, foi de muita relevancia para minha pratica pedagogica. creio que todo professor/e corpo docente da escola deveria fazer;diante de tanta indisciplina e violencia nas escolas. obrigada pela ajuda. boas festas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *