Conselho de Classe – Parte I

Como é o Conselho de Classe na sua Escola?
Como esse momento é utilizado?

  •  Para “ malhar o Judas ?”
  • Apontar culpados ?
  •  Traçar metas?
  •  Criar intervenções ?
  •  Levantar estratégias para correção de rumos ?
Ou simplesmente ” bater o martelo” e  definir situações ?
No filme francês “Entre  os Muros da Escola”, há um momento onde ocorre um Conselho de Classe no qual participam duas alunas representantes da turma.
Convido você a assistir e refletir a respeito da postura dos Professores durante o Conselho e os comentários que fazem sobre cada aluno.
Depois de assistir, comente e compartilhe suas impressões e pondere as seguintes questões:

  • Na minha Escola o Conselho é parecido com o Conselho do vídeo?
  • A postura dos Professores reflete o real desenvolvimento e potencial dos alunos ?
  • Quais são os pontos positivos e negativos nesta forma de realizar o Conselho de Classe?
 No próximo artigo abordarei  como é e como deve ser um Conselho de Classe e tenho certeza que você receberá muitos insights e que poderá colocar em ação no próximo Conselho da sua escola.
Compartilhe esse post com os seus colegas na Escola, assim todos poderão refletir em conjunto algumas práticas .

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

109 Comentários

  • mediane

    acredito que quem deveria então participar do conselho de classe são os pais, pois os mesmos teriam derepente sugestões para auxiliar seus filhos e não os alunos assim como nop filme o desinteresse permanece e ainda serve de piada para eles, se não sabe se conportar numa reunião de tomada de decisões em que pode contribuir com a sala nas possíveis mudanças.

  • Katia Machao Botelho

    Do Conselho de Classe, não tomam parte alunos, apenas professores, coordenadores, orientadores e direção. Felizmente, não há aqueles textos – o chatíssimo “momento pedagogo perfeição” – sobre os quais temos de refletir. Começamos por discutir sobre o desempenho e apreensão de conteúdo, primeiro por turma, depois por aluno. O incrível é que sempre discutimos sobre os mesmos alunos e problemas, o que significa a ineficiência do Conselho da escola em que trbalho. Além disso, temos o “momento responsabilidade”, no qual os professores são responsabilizados por todos os desintresses e fracassos da turma. Mas também é o momento em que se evidencia a fragilidade do papel do professor e do próprio professor. O que somos nós, afinal? O que é ensinar? Minha impressão é de que brincamos de ensinar (?) – é a questão de o professor ser o mediador? – enquanto os alunos brincam de aprender. E por aí seguimos…

  • Helenilde

    Gostaria de perguntar para a psicopedagoga Roselí, se existe alguma lei que define um Conselho de classe, e onde encontrá-la.

  • Rosângela de Oliveira Silva

    Achei bastante interessante o filme. Como já foi dito nos comentários acima o filme relata igualzinho o que acontece na maioria dos Conselhos de classe, apesar de que o modelo de conselho de classe apresentado no vídeo é simplesmente deplorável onde percebemos que os participantes rotulam os alunos,sem ao menos chegarem a um consenso sobre os mesmos. E as metas a serem alcançadas? O que o professor fez de fato para efetivá-las? O aluno não pode não produzir nada em sala. isso não é verdade pois algo ele aprende. A pergunta é: o que está sendo ensinado e a forma de ensinar é do interesse dele, ou este fator não está sendo considerado como deveria? E o que poderia ser feito pelo professor para melhorar o aprendizado? Onde estão as possíveis intervenções pedagógicas para solucionar os problemas?Quanto ao conselho esclar realizado bimestralmente na escola onde atuo, discutimos sobre notas, faltas e o que fazer para reverter a situação, mas não e tão diferente do que acontece no filme. Acredito que deva haver uma mudança urgente nesse sentido e espero orientações e sugestões do SOS professor, bem como de materiais (fichas) a serm utilizados antes, durante e pós a realização dos conselhos.

  • Joselice Bastos

    Este modelo de conselho de classe apresentado no vídeo é simplesmente deplorável. Resolvem tudo com um simples carimbo rotulando os alunos, sem ao menos chegarem a um consenso sobre os mesmos. E as metas a serem alcançadas? O que o professor fez de fato para efetivá-las? O aluno não pode não produzir nada em sala. isso não é verdade.Algo ele aprende. A pergunta é: o que está sendo ensinado e a forma de ensinar é do interesse dele, ou este fator não está sendo considerado como deveria? E o que poderia ser feito pelo professor para melhorar o aprendizado? Onde estão as possíveis intervenções pedagógicas para solucionar os problemas?

  • Lúcia Costa

    Achei bastante interessante o filme. Como já foi dito nos comentários acima o filme relata igualzinho o que acontece na maioria dos Conselhos de classe. A culpa na maioria das vezes é dada sempre ao aluno e não se pensa em criar estratégias e procedimentos para mudar a situação. O que achei bastante interessante foi a presença de um representante do alunado. Vou levar esta sugestão para os próximos Conselhos.

  • Ana Cristina Duarte Dias

    Achei bastante interessante o filme. Como já foi dito nos comentários acima o filme relata igualzinho o que acontece na maioria dos Conselhos de classe. A culpa na maioria das vezes é dada sempre ao aluno e não se pensa em criar estratégias e procedimentos para mudar a situação. O que achei bastante interessante foi a presença de um representante do alunado. Vou levar esta sugestão para os próximos Conselhos.

  • Nadir

    Em nossa escola não temos alunos presentes no conselho,este ano pois estamos em reforma. Já tivemos e os alunos foram orientados sobre as regras, que acredito tenha faltado no filme.
    Quanto ao conselho discutimos sobre as notas, faltas e o que fazer para reverter a situação. Como melhorar a aprendizagem deles, mas não e tão diferente do que acontece no filme.

  • ROSINEA

    O CONSELHO DE CLASSE NA INSTITUIÇÃO QUE TRABALHO É BASTANTE REFLEXIVO,PARTILHAMOS OS PONTOS FRACOS E OS FORTES DO ENSINO APRENDIZAGEM E DA DISCIPLINA E INDISCIPLINA DOS ALUNOS.

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