Como fazer o Conselho de Classe

Como fazer o Conselho de ClasseIntrodução:

Muitos não sabem para o que ele serve. Outros nunca participaram de um. A grande maioria nem quer ouvir falar nele. E é quase um consenso geral de que ele não serve para nada ! Você sabe do quê estou falando ?  Se respondeu: Conselho de Classe, acertou !

Agradeço a todos os Professores que colaboraram postando comentários no nosso blog e compartilhando suas experiências no que refere-se a participação nos Conselhos de Classe, inclusive com algumas sugestões muito pertinentes e interessantes. Espero que todos tenham lido. Afinal é esta a ideia do SOS Professor, ser um espaço colaborativo, um ambiente onde possamos compartilhar aprendizados e enriquecer nossa prática.

Conselho de Classe que não resolve nada:

O vídeo “ Conselho de Classe” que é um trecho do filme Entre os Muros da Escola, reflete bem a realidade da grande maioria das nossas Escolas, excetuando pela participação das alunas representantes de sala, o vídeo é uma cópia, sem tirar nem por, do que vivenciamos nos Conselhos de Classe pelo Brasil afora.

O grupo reúne-se e então  os Professores sentem-se livres para manifestarem-se sobre os alunos. Os diálogos versam sempre sobre o comportamento e problemas de indisciplina do aluno, tendo seu desempenho e sucessos desconsiderados.  São diálogos entrecortados de comentários, opiniões, juízos de valor, julgamentos, preconceitos e achismos. Onde todos buscam o apoio e anuência uns dos outros como que para validar as afirmações feitas.

 Muitas vezes o fracasso do aluno é atribuído a causas psicológicas e então são emitidos juízos de valor  baseados no senso comum e não em laudos diagnósticos ou fonte segura que o ampare. Ao invés de avaliar o processo de aprendizagem, a interação pedagógica, e a eficiência da prática pedagógica do professor, o Conselho presta-se apenas para apontar e julgar comportamentos.

Neste modelo de  Conselho de Classe, nada de fato é discutido e de fato nada é solucionado. Todos desabafam, todos discorrem livremente suas angústias, alguns nem falam pois não são apoiados nas suas colocações, então tudo fica na mesma.

Qual a finalidade do Conselho de Classe :

 

Antes de debatermos como deve ser realizado um Conselho de Classe, preciso esclarecer qual é a finalidade do mesmo. É preciso saber o porquê deste tipo de Reunião, para quê ela é realizada, e qual é o papel das pessoas que lá estão.

A palavra “ conselho” vem do latim  consiliu e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes significados: 1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer. 2 Aviso, ensino, lição, prudência. 3 Tribunal. 4 Reunião ou assembléia de ministros. 5 Corpo coletivo, com função consultiva ou deliberativa. 6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios particulares. 7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino.

Assim, é correto afirmar que quem aconselha deve ser uma pessoa prudente, ter bom senso, discernimento, domínio próprio, autoridade e notório saber na questão consultada. Desta forma fica claro que ninguém consultará a vizinha sobre um investimento na Bolsa de Valores, ou a Merendeira se um aluno necessita de tratamento Psiquiátrico. É preciso ter competência e conhecimento da questão para emitir declarações.

Daí a importância da Educação Continuada, pois , especialmente no nosso caso, enquanto Educadores, não podemos resvalar no senso comum, achismo é coisa de gente que não está preparada devidamente para argumentar. Devemos ter bases sólidas e seguras, não apenas na nossa área de atuação, mas dentro do possível estarmos atualizados sobre o que ocorre em áreas correlacionadas a nossa. Buscar o conhecimento tem de ser um estilo de vida, e não apenas a busca de um certificado.

Fiz esse recorte para que você compreenda que um Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de Conselheiros, que terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor, discernir as melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas quais questões esses “ Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar ?

Bem, o Conselho de Classe  é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.

Reflita por um momento: um Conselheiro preparado poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de deliberar. Já um Conselheiro despreparado, relapso com suas funções, incompetente na sua área de atuação e negligente com suas tarefas jamais poderá contribuir com soluções para o crescimento dos Alunos, da  Equipe ou da  Instituição.

Que tipo de Conselheiro você desejaria ter ao seu lado no  próximo Conselho de Classe ?

 Sugestões para um Conselho de Classe eficaz:

A grande maioria das Escolas está utilizando um modelo de Conselho de Classe que não funciona, ou que não atende totalmente aos objetivos de um Conselho de Classe, o qual  não se restringe apenas a discutir notas  ou comportamentos dos alunos.

O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:

  1. Aprendizagem dos alunos
  2. Desempenho dos docentes
  3. Resultados das estratégias de ensino empregadas
  4. Adequação da organização curricular
  5. Outros aspectos referentes a esse processo

Abaixo algumas sugestões para você estruturar seu próximo Conselho de Classe:

. Pré-Conselho com a Turma:

  – Rendimento Turma: logo após as provas realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir o avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala), comportamento, participação, comprometimento, etc.

 – Rendimento Professor: peça para a turma Avaliar o seu Desempenho  no que refere-se a: Metodologia utilizada, Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala, etc.

– Metas/Combinados: discutam intervenções para implementar as mudanças que forem necessárias para a correção dos problemas levantados por ambos os lados

. Diagnóstico da Turma:

  Você já elaborou o diagnóstico de cada aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem discutidos.  Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados alcançados, outras questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se Você conhece o seu aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam totalmente a par de determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença na hora de ponderar a melhor intervenção.

. Conselho em 2 Atos:

Neste caso o Conselho seria realizado em 2 momentos distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença de Representantes de Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.

Obs: Caso a Turma já tiver realizado o Pré Conselho com o Professor em Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar o Conselho de Classe em 2 Atos.

 

1º. Ato: Participação Representantes de Turma  (debate de questões relativas a Turma)

Neste momento ocorreria a participação de Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre  as mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que refere-se a didática do Professor, metodologia, postura, etc.

Os Professores, por sua vez, colocariam as questões que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos debateriam algumas proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem adotadas. Seria registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este momento seria finalizado.

2º. Ato: Conselho apenas com Professores

Neste momento o Conselho seria realizado apenas com os Professores, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos individuais dos alunos, bem como os demais assuntos.

CONCLUSÃO:

O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os  professores com o objetivo de refletir sobre a  aprendizagem os alunos e o processo de ensino.

Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a autocrítica dos professores.

O que o professor diz na autocrítica deve servir como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas, confrontar o problema com os que os outros professores também apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho.

Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:

• Promove uma visão  abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;

• Valoriza o progresso individual do aluno, seu  comportamento cognitivo, afetivo e social ;

• Reconhece o contexto familiar em que o aluno está inserido;

• Incentiva a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;

• Propicia  mudanças tanto na prática  docente,  no  curriculo e na dinâmica escolar;

• Traça metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

Há outros problemas sérios que contribuem para o fracasso escolar, tais como a negligência da família, a capacitação deficiente, a falta de estrutura,  a indisciplina, etc, etc.

Por outro lado não podemos cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas, com as reais condições de um instrumento  que a escola  já apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe.

E você o que acha? Compartilhe no blog.

Bibliografia :

DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.

_____. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.

 

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

50 Comentários

  • Anécio Menezes

    Gostei bastante da materia. Tinha duvida sobre quando e como inserir alunos no conselho de classe como representantes. Pensava que não entenderiam os assuntos discutidos e poderiam sair falando coisas destorcidas. Agora não tenho mais duvida. Os alunos podem e devem participar do 1º momento do conselho de classe. Valeu, obrigado.
    Anécio Menezes – diretor escolar.

  • Elenice Pereira

    Gostei muito da matéria sobre conselho de classe. A minha escola tem deixado a desejar nos conselhos, deixando de tratar do assunto mais importante que é o aluno e sua aprendizagem. Vou passar para a supervisora da minha escola. Quem sabe ela faz uma mudança nos próximos conselhos.

  • Júlia

    Nossa! Gostei muito da matéria, o Conselho de Classe é um momento sério pois estamos avaliando a comunidade escolar como um todo mas por falta de conhecimentos as vezes os pof. acham o momento chato… cansativo

  • simone

    Esse artigo é realmente esclarecedor e motivador, mas é uma pena ser tão díficil mudar a cabeça das pessoas, o que está acontecendo é que os bons profissionais estão ficando desmotivados, já que os maus sempre tem mais voto.
    Não perco a esperança que um dia nossas escolas públicas serão bem melhores.
    Obrigada

  • Maria Eneuma

    Eu estava esperando um texto como esse. Pratico, direto e com um forte embasamento teórico.
    Muitas vezes, para um coordenador, é dificil dizer como fazer. Para os professores, este está inventando moda e mais trabalho.
    Esse texto veio como uma ferramenta de grande valor para mim e para a melhoria do Conselho de Classe da minha escola.
    Garanto-lhe que com ele, irei alcançar mudanças.
    Obrigada.
    Maria Eneuma

  • Ana Barbara

    Gostei muito do artigo. É importante para nós educadores,principalmente Coordenadores Pedagógicos, termos disponíveis textos que possamos aplicar em nossa prática diária. Parabéns à equipe do “SOS Professor”.

  • Renata Chaves

    Obrigada por explicar como funciona o conselho de classe , e como ele é importante dentro da escola para avaliarmos as nossas praticas. Abraços a todos do “SOS PROFESSOR”. Prof. Renata Chaves.

  • Renata

    Gostaria de parabenizar-los pelo o sucesso do SOS professor, que vem fortalecer as nossas praticas pedagogicas, no intuito de contribuir de forma significativa e dinamica sobre o nosso dia-a-dia na sala de aula. Obrigada e continue sendo nosso suporte no processo de aprendizagem de nossos alunos, na perspectiva de forma cidadões criticos e participativos, dentro e fora da escola.Conto sempre com a ajuda de vcs.. Abraço da professora Renata Chaves.

  • Telma

    Parabéns pelo artigo! Estávamos precisando de algo assim para respaldar teoricamente o trabalho que já estamos desenvolvendo ou pelo menos tentar melhorar a dinâmica do conselho como algo bem significativo, participativo, onde todos podem ser avaliados, trabalhados e melhorados, pois precisamos estar abertos a mudança.

  • Elenir Aparecida de O. Gonçalves

    Equipe SOS Professor,

    Durante meses e meses vocês têm contribuido com o meu desempenho profissional. Todas as matérias recebidas tenho colocado em prática juntamente com a comunidade escolar em que trabalho.
    A matéria sobre Conselho de classe veio para contribuir muito para o fechamento do 2º Período.
    Eu acredito na Educação!
    Obrigada

  • Rose

    Muito interessante a matéria, em uma escola que estou já é costume a presença do aluno no conselho de classe, agora é preciso que outra escola case com essa idéia.
    Parabéns a equipe toda, “SOS Professor”.

  • Renilda

    Olá para todos da equipe SOS Professor

    Gosto muito dos pequenos textos enviados por vocês, porque
    trazem sempre assuntos pertinentes e muito discutidos no dia a
    dia de quem é educador.
    Obrigado pela contribuição e que Deus lhes dê muita sabedoria
    e boa vontade para continuar partilhando os conhecimentos adquiridos.

    Renilda

  • matilde

    Olá!
    Parabéns à equipe SOS Professor e os nossos agradecimentos
    pela colaboração q nos têm dado. Os esclarecimentos e orientações são muito úteis a todos nós q trabalhamos na educação.
    Matilde

  • Rute Barbosa de Pontes

    A ideia é excelente, parabéns, pois educação é isso, a troca de conhecimentos, de experiências. Parabéns mais uma vez pelo matéria pública e compartilhada.

  • fatimafilipo

    Achei otima as sujestoes sobre comselho de classe , apesar de alguns professores acharem perda de tempo, mas é o momento de avaliarmos e refletir sobre tantas posturas e o que fazer.
    Obrigada

    Fatima Filippo

  • Ivete V. Borges

    Parabéns por nos transmitir e exemplificar os procedimentos de um Conselho de classe extremamente eficiente, pois os achismos ainda persistem e os por vingança também.

    Obrigada

    Ivete Borges

  • gilvania medeiros

    olha eu achei o máximo a ideia. Vou levá-la aos professores da escola onde trabalho.Excelente mesmo!!!!!

  • sandra

    Matéria excelente!!!
    Vou levar para apresentar a coordenadora da escola, debatermos e tentar aplicar na escola.

  • Elisa Santos

    Realmente concordo com vcs. A participação do grupo deve e sempre pensar no desenpenho da educação e a preocupação com o alunado. Parabenizo o grupo de vcs por alertarem o corpo docente e todas sua equipe nas escolas do nosso país.

    sds,

    Elisa Santos

  • Eliana Brandao Candeias-Ba

    Olá,
    Gostei muito desta matéria, como também tenho admirado as anteriores. Acredito que desta forma, possamos melhorar bastante o nosso desempenho e no desenvolvimento de nossos alunos, pena que muitos professores não concordem com a participação do aluno nos conselhos e nem se permitem serem avaliados. Quando essa postura mudar com certeza teremos resultados mais significativos nos conselhos.

  • maria do socorrode albuquerque

    Bom dia Roseli. Parabéns pelos artigos e obrigada pela disponibilidade emajudar a tantos educadores que por vários motivos não evoluem no seu trabalho educativo. Estou sempre procurando e agradeço aos colegas que postam mensagens e boas experiencias. bjs.

  • Jaguaracy Conceição

    Mais uma vez posso sorver um pouco dos excelentes conhecimentos postados por Roseli. Concordo com quem disse que é difícil fazer os(as) companheiros(as) entenderem qual é o papel do Conselho de Classe, porque tenho vivenciado isso na minha Escola. Eu comento com o corpo discente o resultado das avaliações, mostro a média das turmas e questiono o porquê dos resultados. Mas a minha frustração é justamente no momento das reuniões do Conselho, quando percebo o desvio das suas finalidades. Apesar disso, faço a minha parte em prol de uma educação de qualidade e agradeço a você por mais essa lição.

  • Marciana Alencar - Goioerê-Pr

    Gostei da matéria, muito pertinente.
    Já tentamos realizar em nossa escola o conselho de classe com a presença dos alunos mas a ideia não foi bem aceita pela maioria dos docentes.
    ” Fácil avaliar, o difícil é aceitar ser avaliado pelo aluno”.
    Obrigado por abordar este assunto que é tão polêmico.
    Um abraço.

  • Leila Luz

    Parabéns!
    Excelente metodologia.Vou sugerir a pedagoga da escola que se aproprie dessa ideia no próximo Conselho de Classe.
    Ortencia, o que é e como funciona esse Projeto Diretor de Turma?

  • sandra comini

    Adorei!!!!
    Vai ser de grande valia para o próximo conselho
    que realizarei na minha escola, pois esse processo
    é de suma importancia para a melhoria da aprendizagem.
    Obrigado por compartilhar estas dicas.

  • Rita Pinheiro

    Gostei muito do texto sobre Conselho de Classe. Na escola onde trabalho como coordenadora procuro desenvolver o Conselho da forma descrita no texto, mas a autoavaliação dos professores deixa a desejar, a maioria se autoavalia sem apontar falhas, mostrando que ainda é difícil para as pessoas perceber e reconhecer os próprios erros.

  • ORTENCIA MACIEL

    Adorei !!!!
    Parabéns a equipe!!!
    Vai nos ajudar bastante.Achei a metodologia muito parecida com a que aplicamos no Projeto Diretor de Turma.Vocês conhecem?
    Vamos utilizar.
    Desejo muito sucesso a todo@s!

  • marlene ferreira

    Quero parabeniza-lo este pela excelente ideia.

    Abraço cordialmente
    Marlene

  • Marli Aparecida

    Olá! Tudo isso é a mais pura verdade,pois o trabalhado do professor deve ser avaliado sim, porém acredito que esse conselho de classe não será aprovado por muitos docentes que não admitem que a sua metodologia e seu trabalho seja avaliado para possíveis mudanças.Creio que resolveria grande parte dos problemas de repetência.
    Adorei, pois estou sempre a procura de cursos online que me capacita para melhor atuar na minha profissão.Esse artigo vai me ajudar bastante!
    Um forte abraço.
    professora Marla

  • Francisca Célia

    Olá! Que texto maravilhoso. Vai servir de subsídio para a minha coordenação junto aos professores dos anos/séries iniciais. Realmente o Conselho de Classe deve ocupar um papel de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.
    Um abraço.
    Coordenadora Célia

  • Madoka Matsumoto

    Que constatação mais verdadeira. Vou encaminhar este fabuloso e-mail
    para meus pares da unidade escolar. Quem sabe o próximo Conselho de Classe terá adquirido maior visão por parte de todos, inclusive a minha, que ainda tenho muito a aprender. Agradeço muito tudo que a SOS tem escrito para nós professores.

  • Stellamaris

    Texto maravilhoso. Vai servir de subsídio para a minha coordenação junto aos professores dos anos/séries iniciais. Realmente o Conselho de Classe deve ocupar um papel de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.

  • Angélica Regina

    Reflete exatamente o que entendo por Conselho de Classe realizado na escola. Simples assim e tantos profissionais ainda banalizam este momento tão importatne e decisivo para a promoção da aprendizagem. Obrigada SOS professor por alcançar o chão da escola de forma tão prática e significativa!

  • Ananias Alves de Souza

    Professora Roseli.
    De certo minha visão sobre o conselho de classe foi por demais expandida, obrigado!

  • Maria Aparecida de Jesus Veronese

    Oi Roseli. Amei a matéria, assim como todas as que tem nos enviado. Parabéns pela ajuda que está nos proporcionando.
    Um beijão!
    Maria Aparecida.

  • Lidio Dani

    Adorei essa matéria, pena que pouco professores tem acesso a ele.

  • José Carlos Galvão

    Professora Roseli Brito.

    Você indicou o filme Entre os muros da escola, tenho um filme brasileiro para ser indicado: “Pro Dia Nascer Feliz” Bom documentário!!!
    Abraços.
    Galvão.

  • Vilma Decleva

    Olá Roseli, obrigada pelo excelente material, vai me ajudar muito, concordo com você quando diz que o conselho de classe tem “…o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino.” Embora nem todos os professores concordem com a participação dos alunos e até se omitem em suas colocações pois ao mesmo tempo em que estamos avaliando os alunos, avaliamos o trabalho do professor junto a esse aluno e isso nem todos aceitam.
    Abraços.
    Vilma Decleva

  • Nelcio

    Acho muito interessante, mas fazemos quase meio que dessa forma. Reunimos os professores em que serão discutidos os pontos relevantes no que concernem à estrutura familiar, o cognitivo do alunos e com isso, trabalhamos de formas meio que diferenciadas, atividades potencializadas ao seu conhecimento. A escola não dispõe de professores, tampouco de psicólogos, assistentes sociais que possam atender a toda demanda. Por isso, fazemos o máximo e reunimos com os professores e na perspectiva de soluções de problemas. Além disso,esses conselhos são realizados por unidade…

  • daniela fernandes

    Esta matéria caiu como uma luva. Estava precisando de orientações a este respeito. Pude entender claramente a finalidade real do conselho e abolir a imagem negativa que profissionais desmotivados nos transmitem. Com certeza farei a diferença nos conselhos daqui por diante, tendo em vista os contextos desta significativa matéria.
    Muito obrigada pela compartilha, estou muito feliz.

  • Emanuela Cunha

    Que bom seria se nossos gestores pusessem em prática as reflexões desta matéria. No mínimo, evitaríamos a perda de tempo e as conversas “nada a ver” com o que deveria realmente ser pauta deste tipo de reunião: a avaliação do processo.

  • Edgard

    Maravilhoso esse trabalho realizado sobre o Conselho de Classe, parte dele já está sendo aplicado na escola, no segundo semestre avaliaremos os resultados obtidos.

  • Jozias

    Maravilhoso esse trabalho realizado sobre o conselho, vou aplicar na minha escola. valeuuuuuuuu.

  • Rodrigo Jorge

    Ótimo artigo, com certeza tenho outra visão do Conselho de classe, mas o grande problema e com convencer nossos colegas que esse eh o conselho eficiente, pois muitos deles estão desmotivados e veem no conselho um momento de desabafo. Creio que ainda temos muitos profissionais que usam muito o senso comum.

  • Sheila Regina Oliveira

    MAS QUE MATERIAL FANTÁSTICO. PARABENIZO QUEM O TENHA CRIADO. NO MÍNIMO É COISA DE PEDAGOGO- O MESTRE NA ARTE DA EDUCAÇÃO.FELICITAÇÕES A EQUIPE DO SOS PROFESSOR

  • MARIZA BARBOSA DE OLIVEIRA CARMARGOS

    EXCELENTE MATÉRIA SOBRE CONSELHO DE CLASSE, VOU FAZER ISTO E TENHO CERTEZA QUE NOSSA INTERVENÇÃO SERÁ SUCESSO. ÓTIMA IDÉIA DO 1º E 2º ATO.
    GOSTEI E PARABENIZO A PESSOA QUE TEVE ESTA BRILHANTE E IMPORTANTE IDÉIA.

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