Avaliação Final do Ano Letivo

  O final do ano letivo é sempre envolto em muita correria devido ao fechamento das notas do 4º. Bimestre, os estudos de recuperação final, Exame, Aprovação e Retenção de Alunos, Festa de Formatura, um sem fim de relatórios para preencher, Diários de Classe para deixar organizados e você não vê a hora do ano letivo terminar.  Mas tem uma tarefa que  precisa ser feita antes de você sair de férias e dar adeus aos alunos.

Essa tarefa é a Avaliação Final do Ano Letivo ! E para executá-la você precisa responder as seguintes perguntas:

  • O que foi estabelecido como metas no PPP e no período de Planejamento Anual ?
  • O que eu estabeleci como meta pessoal para atingir com os meus alunos ou com minha Equipe ?
  • Quais ações eu consegui implementar e quais não foram possíveis e por quê ?
  • Quais resultados eu consegui atingir com minha turma/equipe e quais não consegui ?
  • Quais serão as novas metas para o ano letivo seguinte ?
  • Quais ações precisarei ajustar e quais devo descartar?

 Talvez você esteja se perguntando “ Por quê tenho de fazer isso?” Se você faz parte da Equipe Escolar é OBRIGAÇÃO sua avaliar se o trabalho que você desenvolveu durante o ano letivo  contribuiu ou não para o alcance das metas estabelecidas para a Escola e para os Alunos.

É a eficácia de CADA membro da Equipe que torna possível o alcance das metas. Não é o Coordenador ou Diretor sozinhos que farão isso. Não serão os Professores do Fundamental I que farão isso, e nem os do Fundamental II ou Médio que darão conta das metas do Ano Letivo.

Se alguns falham em atingir os objetivos, as METAS GERAIS, ficam comprometidas.

Ao fazer parte de uma instituição, e nesse caso de uma instituição escolar, não somos contratados meramente para estar lá, e dar aulas, ou coordenar.

Por meio do trabalho que realizados e pelos serviços que prestamos  a razão do nosso trabalho ser desenvolvido é para que sejam alcançados resultados. A essência, o objetivo de um trabalho não é o trabalho em si e sim os OBJETIVOS que precisam ser alcançados.

Isso significa que o fato de estar todos os dias na Escola preparando e ministrando as aulas, estar coordenando e gerindo a organização escolar, não significa que os resultados que você espera atingir serão alcançados naquele ano letivo.

Para isso é necessário realizar a avaliação final  do ano letivo. O ideal é fazer o monitoramento do seu trabalho durante o ano letivo, no entanto ninguém lembra de avaliar o próprio trabalho. Então, que pelo menos, antes do ano letivo  terminar esta avaliação final seja realizada.

 Mas para o que ela serve? Você deve estar pensando “ nem pretendo ficar nesta escola, pra quê vou fazer isso ?”.  De fato, você pode até não ficar na mesma escola, mas você vai levar o seu trabalho para onde você for, e se esse trabalho for o mesmo que você desenvolve ano após ano, é muito provável que vai continuar colhendo os mesmos resultados, e ao tornar-se membro de uma nova  Equipe, qualquer que seja ela, os seus resultados contribuirão e impactarão os resultados da Escola onde você estiver.

Afinal, não ter atingido nada, ou quase nada também é um resultado. Ruim é claro, mas não deixa de ser um resultado também. O resultado do ano letivo é a soma de todos os objetivos atingidos por cada um dos membros  da Equipe.

Precisamos nos acostumar a monitorar, acompanhar e avaliar o nosso próprio trabalho e  revermos as ações que implementamos no nosso dia a dia. Pois se essas ações não estão sendo eficientes precisamos ajustá-las ou deixar de utilizá-las.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase  do Albert Einstein que diz “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferente “ 

Então antes de guardar o Diário de Classe, faça uma retrospectiva do ano letivo e avalie se foi um bom ano, e o que contribuiu para isso para que você possa repetir mais das ações que deram certo no próximo ano.

Deixe seus comentários  e compartilhe como você realizará esta Avaliação Final do Ano Letivo.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *